http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/

http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/
Ultimas Postagens

AÇÃO RETIRA MAIS DE 4 TONELADAS DE RESÍDUOS DO ENTORNO DO SANTA BÁRBARA








     A ação de limpeza do entorno do Canal Santa Bárbara, realizada na última sexta-feira (08/07) resultou no recolhimento de mais de quatro toneladas de resíduos descartados de forma irregular. A atividade, idealizada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento – NEAS/SANEP com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), Sersul e ONG Ceadi Planeta Vivo contemplou o entorno da Barragem Santa Bárbara pela Avenida 25 de Julho no trecho compreendido entre o Parque de Eventos Morada do Sol e a Granja Municipal.
     Durante a ação, as equipes envolvidas recolheram todo tipo de resíduo encontrado ao longo do trecho, como: animais mortos, resíduo eletrônico, resíduo doméstico, podas e galharias, uma grande quantidade de pneus de todos os tamanhos, restos de móveis, recicláveis e outros. De forma simultânea e atendendo a pedido dos moradores daquela estrada, a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) requalificou a estrada que, segundo os próprios moradores, não oferecia condições nem para o tráfego do veículo do transporte escolar obrigando pais e responsáveis a se deslocar por vários quilômetros a pé, com as crianças, para encaminhá-los à escola. Na tarde da sexta-feira o veículo retornou a seu trajeto original.
     No dia anterior à ação, foi realizada atividade diretamente com os moradores daquela localidade, onde as equipes fizeram um porta-a-porta, conversando com os moradores, explicando a importância da ação, solicitando a colaboração para que não descartassem resíduos ao longo da estrada (que é atendida pelo sistema de Coleta de Resíduos do município) e principalmente para que atentassem para a importância da sanidade das águas que abastecem o município. Segundo relatos, a quantidade enorme de resíduos coletados se deve a ação de pessoas de fora daquela região que descarregam ali cargas de resíduos, transportados em caminhões, caminhonetes ou até mesmo em carroças.

  O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento – NEAS/SANEP já planeja outras ações no mesmo sentido.